O que significa arrependimento?
Metanóia (grego) - significa uma mudança de mente / coração - mudança de atitude interior que resultará numa mudança de atitudes exteriores
FAÇO O QUE QUERO VIVO PARA FAZER A VONTADE DE DEUS
Independência Dependência
É como uma árvore com sua raiz e seus frutos
O homem também tem sua raiz (mente / coração) e seus frutos (obras / atitudes)
De que o homem deve se arrepender?
De sua independência de Deus. De querer ser seu próprio "deus". De governar sua própria vida. De decidir independente de Deus o que certo e errado, bem e mal. (ver Adão)
O problema do homem não está somente no que ele faz mas no que ele é.
Isso nos ajuda a compreender melhor a questão dos pecados. O homem comete pecados porque é pecador. E o homem é pecador quando vive independente de Deus, fazendo sua própria vontade.
Nossas atitudes refletem o que somos.
Qual a importância do arrependimento?
O arrependimento é o primeiro passo para que a comunhão entre Deus e o homem seja restaurada (Ef.2 traça nosso perfil no passado "...fazendo a vontade da carne e dos pensamentos..."). Em Romanos 5 Paulo diz que Cristo restaurou a paz entre nós e Deus. Em Atos 10.36 Pedro revela que o evangelho de Jesus é o evangelho da paz.
O arrependimento foi pregado por Jesus, por João Batista, pelos apóstolos e deve ser pregado pela igreja.
Não há como entrar no reino de Deus (não só um lugar mas uma condição) sem arrependimento. Ele faz parte da porta de entrada no reino de Deus. É a primeira experiência de qualquer pessoa que deseja ser governada pelo Senhor.
Nicodemos (Jô.3.3-7) - Jesus falou sobre ver (arrependimento) e entrar (água e Espírito) no reino. JESUS FALOU SOBRE A PORTA.
. Sem arrependimento não há perdão dos pecados (At.3.19) - arrependimento e conversão (mudança interior e exterior) cancela (torna sem efeito) os pecados.
. Sem arrependimento não há salvação (2 Co.7.10)
. Sem arrependimento não há libertação. O que o pecado faz com o homem que se rebela contra Deus? COMPROMETE SEU ENTENDIMENTO.
A bíblia traz vários exemplos (Eva - Gn.3.6; 2Co.11.3; Davi - 2Sm.12.1-13; Filho pródigo - Lc.15.17; Pedro - Mc.14.66-72).
Quando isto acontece o arrependimento deve ser seguido de outro processo: o retorno à sensatez (2Tm.2.24-26). Tudo isto é obra de nosso amoroso Deus.
Poderíamos ainda citar as referências sobre coração endurecido e sobre soberba; que além de grandes pecados são provas de falta de arrependimento.
Devemos cuidar de nossa mente com extremo zelo. Nossa transformação depende do quanto ela é renovada (Rm.12.1-3, que nos faz lembrar de 2Co.3.18).
Só assim poderemos viver em novidade de vida (Rm.6.11-14 "considerai-vos..." nova forma de pensar)
No amor de Jesus, Daniel Souza.
Fonte: www.ameprod.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário