Viver o Reino de Deus pelo princípio da honra

Na Bíblia, encontramos muitos exemplos de homens e mulheres que viveram em aliança com Deus e presenciaram muitos milagres. A estes, podemos considerar vitoriosos, pois conseguiram viver o Reino de Deus pelo princípio da honra, enfrentando todos os desafios que lhes foram propostos e vencendo, em primeiro lugar, a eles mesmos. E que vitória obtiveram!

Poderíamos citar, dentre tantos, Abraão, Moisés, Ana, Débora, Davi, Isaías, Jeremias e muitos outros que compõem uma lista infindável. Jeremias até colocou como centro o perdão de Deus para o povo, cujo coração seria cravado com a Palavra de Deus, a Lei do Senhor (Jeremias 31:31-34).

Para viver o Reino de Deus pelo princípio da honra, faz-se necessário que a mente e o coração, dois lugares onde devemos deixar que a Lei do Senhor seja imprimida em nós, caminhem na proporção da mente e do coração do Pai. E, para isso, alguns cuidados são inevitáveis como:


1. Lançar fora as distrações

Não devemos nos distrair com nada. O inimigo providencia muitas distrações para tirar os filhos do centro do propósito. Por isso, nossos ouvidos devem estar atentos para ouvir a voz do Senhor, e, então, andaremos por lugares firmes e seguros.

Nossa mente deve estar totalmente envolvida com o Reino, revestida pelo capacete da salvação para que não caiamos nas astutas ciladas do diabo. Ele quer nos pegar, mas não conseguirá, se estivermos guardados em Deus.


2. Ter um coração de servo

O Senhor quer que tenhamos um coração de servo, pois Ele nos quer completos. Filhos com um coração aberto para fazer morada. Sem Deus, é impossível fazermos qualquer coisa. Ele é um Deus forte e poderoso.

Jesus disse em João 15: “... Sem mim nada podeis fazer...” E é verdade, não somos nada sem Ele e não somos nada se servimos apenas por aparência, mas não temos um coração pronto a servir, verdadeiramente. Deus quer que tenhamos a mesma disposição em servir no Reino como havia em Jesus quando esteve na Terra, a ponto de ser reconhecido como o maior Exemplo de Servo (Filipenses 2).


3. Ministrar com autoridade

Precisamos falar e ministrar com autoridade, como quem realmente entende o chamado recebido de Deus, e como quem vive o Reino de Deus pelo princípio da honra. Lidamos com vidas que, muitas vezes, estão presas em fortes cadeias. É necessário o poder de Deus para ministrarmos com autoridade, para ordenarmos que o diabo solte essas vidas.

Para viver uma vida de autoridade no Senhor, é necessário ter um coração e uma vida totalmente rendidos nas mãos de Deus. Isso também representa viver expressando o novo nascimento recebido de Jesus, conquistado na Cruz do Calvário.


4. Viver por aliança

Os filhos de Deus precisam ter o entendimento do que é viver por aliança. Não podemos viver fora da aliança, pois essa não é a proposta do Reino de Deus nem a condição para um líder, um discípulo, que entende o princípio da honra.

Fomos escolhidos por Deus quando ainda éramos pecadores, mas agora que já somos nascidos de novo, e que o Poder dos poderes habita dentro de nós, precisamos ser íntegro, justos e retos diante de uma geração corrupta, assim como foi Noé. Noé, por causa da aliança que tinha com Deus, quando veio o dilúvio como julgamento de Deus para a Terra, ele e a sua família foram salvos, assim como os animais que entraram com eles na arca. Hoje podemos achar graça diante de Deus para salvar a nossa sociedade corrupta, prostituída, egoísta se andarmos por aliança.


5. Não fazer escolhas erradas

Muito cuidado com as escolhas que você faz. Seja consciente de que você é a salvação da humanidade. Você faz a diferença e, por isso, precisa viver de forma diferente. Alguns filhos de Deus se sentem na obrigação de agradar as pessoas e, algumas vezes, acabam por não selecionar muito bem amizades, programas, investimentos... E fazem escolhas erradas que destroem tudo ou muito do que já foi conquistado.

Filhos de Deus não devem agradar a todos nem se sentirem na necessidade de fazê-lo. Faça o seu melhor, mas dentro do melhor cuidado para não errar. Alguns erros podem ser fatais e colocar tudo a perder. Seja amável mesmo com aqueles que zombam de você e da sua fé, mas não seja tolo.


6. Influenciar para o bem sempre

Como filho de Deus você deve influenciar para o bem sempre e jamais se deixar ser influenciado para o mal. Sempre vamos influenciar ou ser influenciados, afinal, esse é o resultado de muitos relacionamentos. Lembrando que influenciar não é o mesmo que manipular, pelo menos não para nós que nascemos de novo.

Se você quer ser um bom influenciador, seja um líder e um discípulo sempre pronto a ouvir e obedecer a Deus. Ouvir e obedecer sempre nos levam a grandes construções em Deus que resultam como bênçãos para a nossa família biológica e espiritual.

Mais que nunca, diante de tantos fatos que se nos apresentam, precisamos tomar uma postura madura, porque ainda há muita infantilidade no meio da Igreja. É hora de avivamento diário para influenciarmos as gerações.


7. Trabalhar com transparência

Reino de Deus é transparência. E quem vive pelo princípio da honra também vive uma vida de transparência. Não há como ser diferente. Os que vivem por detrás das máscaras precisam avançar e amadurecer espiritualmente senão nunca conseguirão viver a vida que lhes está proposta. Inclusive esses são os que menos aguentam as provas, porque não sabem conviver com a verdade.

Como líderes, devemos estar firmados na Rocha para que o mundo não encontre brechas em nossas vidas. Essa é a única forma de o inimigo não nos tragar. Devemos andar em humildade, em transparência, lembrando que a base do Trono de Deus é justiça e verdade. Estamos em outro nível e há situações que não cabem mais, é preciso deixá-las para trás.


8. Viver a vida em abundância

Jesus nos promete em João 10:10b uma vida em abundância. Isso significa que não podemos nos conformar com este século. Aliás, esse é o apelo de Paulo aos romanos, e por que não dizer, a todos nós, cristãos (Romanos 12:1,2).

Mas para viver a vida em abundância, devemos descobrir algo: O que podemos dar a Deus de melhor? Honra! Deus quer que vivamos para honrá-lO, para glorificar o Seu Nome, para exaltar e magnificar o Autor da nossa fé. Temos uma atitude de maturidade e honramos a Deus quando entendemos a chamada que Ele nos faz e o quanto ainda temos para conquistar. Então, conseguimos visualizar o que é viver abundantemente em todas as áreas de nossas vidas.


9. Andar em santidade

Andar em santidade é viver o Reino de Deus pelo princípio da honra. Quem anda em santidade, usufrui a vida em abundância e caminha em proteção. Andar em santidade nos protege, porque nos assegura viver protegidos pela armadura de Deus.

Quando andamos em santidade, ratificamos nossa aliança com Deus e não temos falta de nada, porque Ele Se torna, verdadeiramente, nosso Pastor. E o Pastor Jesus, o Bom Pastor, supre todas as nossas necessidades sejam espirituais, emocionais ou físicas.

É chegado o tempo de vivermos o Reino de Deus e o princípio da honra em todas as áreas de nossas vidas e em todos os lugares em que nossos pés pisarem. Deus quer que entremos no Seu descanso. Então, viveremos dias tranquilos e sossegados e construiremos uma descendência firme e consolidada.

Apóstola Ana Marita Terra Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário