“INTIMIDADE COM DEUS, A EXCELÊNCIA DO LÍDER”

A Bíblia nos diz, no capitulo seis (6) do livro de Daniel, que o rei Dario resolveu, para melhor administrar o seu reino, estabelecer 03 Presidentes (tipos de ministros) e 120 Sátrapas (espécies de governadores ou prefeitos). Daniel era um dos três Presidentes, a quem os 120 deveriam prestar contas.
No V.6, a Bíblia afirma que Daniel se destacou a ponto de sobrepujar (exceder, superar) os outros líderes. “Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino” (Daniel 6:3). Daniel seria a segunda pessoa do rei, como José se tornou a segunda pessoa de Faraó, o Governador do Egito: “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu” (Gen.41:40,41).
A palavra excelente significa grau de perfeição; ótimo; magnífico; esplêndido. A bíblia nos afirma que Daniel superava os líderes que estavam na mesma posição que ele, porque ele fazia tudo com excelência. O trabalho de Daniel era no mínimo ótimo; era magnífico, esplêndido; ELE ERA PERFEITO EM TUDO!
Em referências anteriores, encontramos a descrição que outras pessoas fizeram de Daniel (Dn.5:11 a 14):
- Copeiro mor: “Se achou nesse Daniel um espírito excelente, e ciência e entendimento, interpretação de sonhos, explicação de enigmas, dissolução de dúvidas”
- Rei Belsazar: “Tenho ouvido a teu respeito que sobre ti está o espírito dos deuses, e que a luz, e o entendimento e a excelente sabedoria se acham em ti”.
Diante de tal descrição, nos perguntamos por que? Qual a razão pela qual Daniel se destacava tanto dos outros líderes, que certamente se empenhavam e procuravam dar o melhor de si? Tanto, que a Bíblia diz que eles invejaram a Daniel e procuravam achar uma coisa, qualquer coisa repreensível em sua vida, mas não conseguiram (Dn.6:4).

I – O SEGREDO DA EXCELÊNCIA DE DANIEL ERA A INTIMIDADE QUE ELE TINHA COM DEUS

MAS O QUE É INTIMIDADE?
INTIMIDADE É CONHECIMENTO -
É um nível de relacionamento pessoal e profundo. Quando você conhece realmente alguém! Ter intimidade é ter a experiência de um relacionamento real, pessoal e intenso. Quando temos intimidade conhecemos até mesmo o olhar ou o tom de voz de uma pessoa e, em apenas uma palavra pronunciada por esta, podemos definir se a pessoa está triste, alegre ou preocupada.

Como ter intimidade?
ATRAVÉS DE UM relacionamento diário – Só passamos a conhecer alguém realmente quando convivemos. Quando estamos em contato diário com alguém conhecemos seus gostos, preferências e como a pessoa realmente é. Não é necessário falar para que entendamos, basta um olhar ou um gesto, um sorriso, para compreendermos o que o outro está querendo comunicar. Isto é intimidade!
Daniel conhecia a Deus. Ele se relacionava com o Pai, estava em sua presença continuamente: “... entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus...”; “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras, e nenhuma coisa desejável comi...” (Dn. 6:10; 10:2,3 ).
Deus ouvia e respondia as orações de Daniel: ”... E me disse: Daniel, homem muito amado... não temas, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim” (Dn.10:11 e 12).
Precisamos aprender a conhecer Jesus, a ter intimidade com Ele; mas só conseguiremos isso no momento em que decidirmos investir de nosso tempo no relacionamento com o Senhor; quando passarmos a falar com Ele diariamente, contando a Ele nossos problemas, nossas aspirações, alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, dúvidas e certezas. Enfim, quando formos amigos do Senhor e deixarmos que Ele seja o nosso amigo, àquele em quem confiamos; com quem podemos contar, e nas mãos de quem podemos depositar o nosso maior tesouro que é o coração; e aos pés de quem podemos nos prostrar completamente rendidos, em louvor e adoração.

O PREÇO DA INTIMIDADE
INTIMIDADE REQUER TRANSPARÊNCIA
Quando você se dispõe a relacionar-se intimamente com alguém, a primeira coisa que você precisa entender é que já não poderão existir segredos, mas que você precisará ser transparente, sincero, honesto e compartilhar todas as coisas.
No relacionamento com Jesus também é assim, devemos ser transparentes, sinceros, e expor a Ele os nossos corações. “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (I Pe.5:7); “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo” (Fp.2:15). Jesus disse: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo.15:15). Jesus estava falando de transparência e de confiança.

NÃO HÁ INTIMIDADE COM DEUS SEM VIDA DE SANTIDADE
“Como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos, em toda a vossa maneira de viver” (I Pe.1:15) - Em toda a Palavra de Deus você encontra referencias à santidade do Senhor. Desde o princípio da história da humanidade, Deus sempre quis, Ele sempre desejou e sonhou com um povo santo, que tivesse prazer na Sua presença; que o amasse acima de tudo e que o escolhesse. Deus nos deu a oportunidade de escolher a Ele e não ao mundo, e a Bíblia está cheia de advertências quanto ao risco de alguém escolher o mundo, o pecado.
Quando Deus chamou Abraão, Ele disse: “Anda no meu caminho e sê perfeito” (Gen.17:1) – Deus poupou a Noé do dilúvio, porque ele era justo, vivia em santidade (Gen.7:1) – Isaias viu Deus no templo e os anjos estavam ao redor dele dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos” (Is.6:3) – Deus disse a Moisés: ‘Tira a sandália dos teus pés porque o lugar em que pisas é terra santa” (Ex.3:5) – Josué disse ao povo: “Santifica-vos hoje, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”(Josué 3:5).
No livro de I Jo.3:3 está escrito: “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro” . De qual esperança o apostolo João estava falando? Da esperança de ir morar com Jesus na glória; de ser arrebatado e encontrar-se com Ele nas nuvens, como disse Paulo (I Tess. 4:17).
Você deseja morar com Jesus; Viver com Ele eternamente? Se você deseja verdadeiramente, você precisa entender que “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, e tudo se fez novo” (II Co.5:17). Se você é nova criatura, as coisas velhas têm que ficar para traz; Você precisa deixar as práticas antigas “Segui a paz com todos, e a Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hb.12:14). Em provérbios 28:13 está escrito o seguinte: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” – O Salmo 32:5, diz: “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado”. Jesus diz: Se você me amar, guardará os meus mandamentos (Jo.15:17).
Se você tem sido assolado pelo pecado e embora tente, você não tem conseguido andar em vitória; se você tem se sentido desvalorizado, desmoralizado; sem autoridade espiritual; sem condições de ministrar a alguém porque o diabo tem aprisionado você através do pecado, eu quero te dar uma boa notícia: VOCÊ É MAIS QUE VENCEDOR EM JESUS! VOCÊ PODE VENCER; PODE TRIUNFAR; HOJE VOCÊ PODE DAR A VIRADA – NO NOME DE JESUS A SUA VIDA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA, porque a Palavra de Deus diz, no livro de I Jo.5:4 “... todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. Você nasceu de Deus. Como disse Pedro, de uma semente incorruptível (I Pe.1:23) - Você tem fé em Jesus? Confia em Deus? Então hoje é o dia da sua vitória!

BENEFÍCIOS DA INTIMIDADE
INTIMIDADE GERA CONFIANÇA

Imagine só: você está me vendo pela primeira vez em sua vida, eu nem fui apresentada a você. Aproximo-me, digo “Oi!” ou, “Bom dia!”. Torno a lembrar-lhe: “você não me conhece, nunca me viu antes”. Tenho uma pergunta a fazer-lhe: Você vai, espontaneamente, começar a falar coisas de sua vida, de sua intimidade, seus problemas, suas emoções, seus sonhos, planos, projetos para o futuro? Você vai chegar perto de mim e dizer: “oi, como vai? Gostei do seu sorriso, por isso vou lhe contar tudo a respeito da minha vida; acho que você é confiável, então, logo de cara, só pra começar, vou te dizer que tenho guardado nessa pasta, que vou pedir para você segurar para mim enquanto saio por uma hora para resolver um problema, a quantia irrisória de R$100.000,00 (cem mil reais)”. Você fará isso? Contará a uma estranha a sua intimidade; entregará nas mãos de uma desconhecida o seu tesouro? A palavra de Deus diz que “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt.6:21). Na verdade, o seu coração é o maior de todos os seus tesouros. É por ele que o diabo milita contra Deus, diariamente; pelo privilégio de apossar-se do seu coração. No seu coração estão as suas emoções, as suas alegrias, os seus sonhos, as suas inclinações. Quando Deus governa o seu coração, sua vida se torna luminosa, feliz; quando o diabo consegue governar o seu coração, Deus não pode ter intimidade com você; não é à toa que o escritor de provérbios nos diz: “De tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração; porque dele procedem as saídas da vida” (Pv.4:23). Somente nas mãos de Jesus é que nós podemos depositar o nosso maior tesouro, despreocupadamente, sabendo que ele estará bem guardado, bem cuidado. Precisamos confiar em Jesus, a ponto de depositarmos nele a nossa esperança; a ponto de o louvarmos, não mais pelo que ouvimos dizer a respeito dele, mas porque o conhecemos profundamente, intimamente; porque Ele é o nosso amigo, o nosso amado, o nosso rei Jesus.

INTIMIDADE COM DEUS nos leva a uma vida DE Adoração
Quando percebemos a realidade de quem é Jesus, isso nos leva à adoração. Jesus é digno do nosso louvor e da nossa adoração, e tudo o que fizermos deve ser com o objetivo de glorificá-lo.
No livro de João 9:38, a Palavra de Deus nos fala de um homem que foi curado de cegueira (o cego de Siloé). Quando ele foi curado, teve uma perspectiva correta a respeito de Jesus; quando ele percebeu quem era Jesus, quem estava diante dele, aquele homem o adorou. Todo Cristão, que já teve um encontro real com Jesus, e que tem uma visão correta de quem Ele é, com certeza tem seu coração transbordante de amor e gratidão ao Senhor que o amou, o salvou, o remiu, que o guarda e protege, lava, purifica, unge com Seu Espírito Santo, que concede autoridade espiritual e ainda abençoa atendendo aos desejos do seu coração (Sl.37:4). Aí então é que entra a adoração. Adoração é uma atitude do coração, é uma demonstração de amor e reverência. É o reconhecimento do que Deus é. Devemos adorar a Deus pelo que Ele é. Devemos render a Ele os nossos corações e dar ao Senhor toda a glória.
A adoração verdadeira acontece no Espírito, quando as pessoas estão apaixonadas por Deus. “Se você não estiver apaixonado por Jesus, invariavelmente, vai se apaixonar pelo mundo”.“Vem o tempo e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade” (Jo.4:23).
Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida e para o seu ministério, por isso Ele te propõe que você seja um verdadeiro adorador, Ele te oferece a água da vida (Jo.7:37) “Se alguém tem sede venha a mim e beba”; “Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”(Jo.7:38). A água é o Espírito Santo, e Deus deseja enchê-lo a ponto de jorrar, transbordar de dentro de você e abençoar a muitas vidas.
Nesses dias, Deus está levantando no Estado do Pará e em toda a nação brasileira uma nova geração, a geração que vai abalar este século, que vai proclamar o evangelho de Jesus de forma impactante; uma geração que estará completamente revestida do Senhor, andando na unção do Espírito Santo. Essa é uma geração que anda em santidade, que vive em adoração. São os verdadeiros adoradores, que adoram o Pai em Espírito e em verdade; são pessoas completamente apaixonadas por Jesus; e você faz parte desse povo.

JESUS SEMPRE COLOCA SEUS ADORADORES EM POSIÇÕES ESTRATÉGICAS
Quando você decide agradar a Deus em primeiro lugar e viver em intimidade com Ele, você passa a conhecer o coração de Deus, a entender o que Deus deseja que você faça; o Espírito Santo tem mais liberdade para ministrar ao seu coração, para te direcionar, então você está apto a cumprir o propósito de Deus para sua vida.
“E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”(At.13:22).
Que testemunho! E foi o próprio Deus quem disse isso de Davi.
Davi foi tirado do pasto e colocado no trono, isso porque era um adorador, um homem que tinha o coração nas mãos de Deus. Para Davi era mais importante agradar a Deus, honrar Seu nome, do que procurar honra para si próprio. Deus conhecia o coração de Davi! Deus conhece o seu coração!
De nada adianta ter muito conhecimento, muitas habilidades, muita sabedoria natural, se não houver um coração rendido ao Senhor. Saul foi o primeiro rei de Israel e tinha todas as condições necessárias para ter êxito: beleza, estatura, status, recursos financeiros, etc.. mas ele não tinha um coração humilde, submisso e quebrantado diante do Senhor; ele não tinha uma vida de louvor e adoração. Essa era a diferença entre Saul e Davi.
Deus sempre coloca os Seus adoradores em posições estratégicas!
O rei Dario queria colocar Daniel sobre todo o reino; José foi colocado sobre todo o Egito, e Davi tornou-se rei de Israel e de Judá.
Você pode até pensar que não tem capacidade para realizar um trabalho excelente, mas se você tiver intimidade com Deus; se você realmente andar com Jesus procurando agradar o Seu coração e se esforçando para fazer o melhor em prol do crescimento de Seu Reino, não se preocupe, Deus o honrará; pois Sua Palavra nos diz que é Ele quem te capacita - “Não que sejamos capazes de fazer ou pensar algo, como sendo de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus” (II Co. 3:5).
Pra. Nelma Araújo

4 comentários:

  1. Gloria a Deus!!!
    Pq Dele por Ele são todas as COISAS!!!
    hoje o q precisava escutar, ler , entender esta escrito neste texto... OBRIGADA JESUS TE AMOOOOOOOOOOO MEU REI.

    ResponderExcluir
  2. Pra gloria do Rei Jesus, tdo q eu precisava ouvir, ler, entender hoje esta escrito aqui nesse texto. Obrigada Senhor Jesus meu Senhor meu Salvador!!!

    ResponderExcluir
  3. Gloria a Deus!!!
    Pq Dele por Ele são todas as COISAS!!!
    hoje o q precisava escutar, ler , entender esta escrito neste texto... OBRIGADA JESUS TE AMOOOOOOOOOOO MEU REI.

    ResponderExcluir
  4. lider de jovens debora: este tema é super importante vida de um cristão... pois a intimidade faz parte do crescimento e do desenvolvimento do cristão...

    ResponderExcluir