“Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar”. João 5.7-9

Os milagres que Jesus praticou sempre colocaram em check à religiosidade da sua época. Um homem que vivia à beira de um tanque esperando que um dia fosse alcançado pela graça de Deus e houvesse um milagre em sua vida. Muitos outros enfermos estavam à beira daquele tanque esperando serem alcançados pela graça e a misericórdia de Deus. Entretanto, eles estavam presos à esperança desenvolvida por sua religiosidade, que limitava a sua fé e a sua esperança ao agito da água do tanque, que promovia a cura da enfermidade do que ganhasse a “corrida do milagre”. Esta expectativa miraculosa sempre provoca uma limitação em nossa fé, pois faz com que os nossos horizontes espirituais tenham fronteiras palpáveis. Por mais verdadeiro que seja o milagre, ele sempre vai estar envolvido por uma religiosidade infrutífera, que limita a manifestação da verdadeira fé. Jesus quebrou a perspectiva daquele homem ao curá-lo sem que houvesse agito na água, sem que ele tomasse o banho no tanque, mesmo que fosse num sábado e sem o aparecimento de nenhum anjo. As razões que mantinham a motivação para sua fé foram completamente desfeitas. Tudo em que ele acreditava estava por terra, todos os parâmetros de religiosidade haviam sido alterados e a sua fronteira espiritual foi posta para muito além do que era imaginável. É desta forma que Jesus age em nossa vida também. Ao revelar-se ao mundo, Ele transformou as nossas certezas espirituais, avançando muito além dos limites da nossa fé, construindo uma espiritualidade nova, baseada em outros princípios muitos mais sólidos, de forma que nós possamos alcançar as bênçãos de Deus, sempre confiantes no seu agir em nossa vida. O que Jesus fez com aquele homem pode fazer por nós, basta que tenhamos fé suficiente para destruir todos os nossos princípios religiosos e transformar a nossa mente e o nosso coração, pelo conhecimento de sua palavra, boa, perfeita e agradável.

Amado Senhor, transforma a nossa existência modificando os parâmetros que sustentam a nossa fé. Que as nossas fronteiras espirituais sejam alargadas e postas muito além do toque dos nossos braços, de forma que confiemos apenas em tua palavra. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário