Gênesis 22.12-14: “O Anjo disse: Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho. Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso”.

Uma vida com Deus sempre exigirá de nós uma cota de sacrifício que precisamos estar dispostos a pagar. Abraão sempre foi um homem temente a Deus e sempre buscou realizar a sua vontade. Entretanto, Deus pediu que ele lhe desse algo que faria toda diferença na relação de Abraão com o Senhor – o seu filho Isaque. Imagino Abraão tomando seu filho e caminhando até o monte Moriá. Quantos pensamentos perturbadores devem ter passado por sua cabeça, quantas dúvidas, medos e uma grande incerteza: sacrificar o filho, seu único filho, em louvor a Deus, seria a coisa certa a fazer? Antes de nos perguntar se faríamos a mesma coisa, devo reconhecer que seria quase impossível que fizéssemos tal coisa. Até porque não creio que o Senhor precise de algo desta magnitude para comprovar a nossa fé. Entretanto, sempre teremos que confiar na palavra d’Ele, pois o Senhor Deus, no momento apropriado, nos dará o que for preciso. Diante desta promessa, como devemos interagir com a fé? Como se dará a nossa relação com Deus e com sua providência? Creio que, apesar de toda dúvida, Abraão caminhou até o monte Moriá com o coração cheio de esperança de que Deus daria o que fosse preciso, mesmo que fosse apenas um consolo em meio à sua tribulação. Muitos caminham pelas estradas da vida sem esperança, sem nenhuma fé no coração, esperando apenas que as consequências de seus atos, habilidades e conhecimento possam ser suficientes para supri-los. Mas Deus nos mostra que Ele nos dará sempre o que precisamos, se confiarmos em sua providência e no seu cuidado. Entretanto, o Senhor nos mostra que em meio à nossa luta diária de vida, existirão momentos onde o sacrifício exigirá muito mais do que uma simples esperança, mas uma fé inabalável na providência e no cuidado divino. Neste dia, como Abraão, provaremos de uma nova perspectiva de vida, suprida pela bondade e pelo amor do Senhor.

Pai de amor e bondade, ajuda-nos a provar da plenitude de tua bondade e o suprimento de tua providência. Que as nossas necessidades sejam supridas em qualquer momento por tuas bondosas mãos. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário