Levítico 1.1-2: “Chamou o Senhor a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao Senhor, trareis a vossa oferta de gado, de rebanho ou de gado miúdo”.

Quem lê o livro de Levítico, observa que Deus ensina a Moisés uma série de atos que construíram todo o sistema de adoração, oferta e sacrifícios que o povo judeu viveu até a destruição do templo de Jerusalém. Entretanto, por mais incoerentes e primários que sejam aqueles rituais, vendo-os com os nossos olhos contemporâneos, precisamos estudá-los sob a ótica de que Deus nunca nos ensina algo que não tenha um objetivo claro por detrás. Todas as vezes que leio estes ensinos, reflito na minha capacidade de ofertar. Sou capaz de me purificar diante dos pecados que cometo? Sou capaz de abrir mão dos bens materiais que conquistei e ofertá-los como prova de amor e louvor a Deus? Penso que é possível fazer ofertas todos os dias ao Senhor pelos pecados e ofensas que cometamos, principalmente, ofertando restituição àqueles a quem prejudicamos. É importante abrir mão das nossas posses de verdade e oferecer a outra face, dando a devida atenção para ouvir a(s) pessoa(s) que nos confronta(m). Aqueles sacrifícios que Deus ensinou ao seu povo, nada mais eram do que a possibilidade de refletir sobre as nossas atitudes e perceber que sempre existirá uma solução para os problemas que defrontamos na vida. Não há como deixar de observar que através de cada um daqueles sacrifícios, a mão de Deus está nos conduzindo ao coração das outras pessoas, permitindo que todos nós pudéssemos viver em harmonia e paz. Podemos, sim, viver em paz com nosso próximo, desde que percebamos que somos todos iguais diante de Deus, independente da forma que vivamos e partilhemos a nossa própria fé. Os judeus não entenderam desta forma, só deram valor à frase: sois o povo escolhido de Deus. Com isso, tentaram se impor como o “único povo de Deus”, esquecendo que todos nós somos feituras d’Ele, carentes da graça como todo pecador e, portanto, sujeitos a ação misericordiosa de Jesus. Os cristãos não podem cometer o mesmo erro, sob pena de terminarem da mesma forma, com os olhos cegos, ouvidos surdos, corações duros e a mente fechada para o Senhor.

Querido Pai, ajuda-nos sempre a compreender a tua ação em nossa vida sob qualquer ato que cometemos. Que as nossas atitudes sejam sempre para honrar e louvar o teu nome, permitindo que todos conheçam que tu vives em nós, assim como vivemos em ti. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário