Neemias, cujo nome significa “Deus Consola”, era copeiro do rei persa. Quando ficou sabendo do sofrimento dos judeus em Jerusalém, chorou, se lamentou por alguns dias, jejuou e orou perante Deus. Depois disso, rogou ao Rei que o liberasse para voltar a Jerusalém. Alem de libertá-lo, o rei o enviou como governador.
Quando Neemias chegou em Jerusalém, ele percebeu que nada poderia ser feito para reconstruir a cidade e torna-la segura enquanto os muros não fossem reconstruídos. Embora tenha enfrentado forte oposição dos samaritanos e de alguns judeus, ele terminou a reconstrução dos muros em 52 dias.
Texto Chave: “(Neemias 13:30-31) – Assim os limpei de todo o estrangeiro, e designei os cargos dos sacerdotes e dos levitas, cada um na sua obra.Como também para com as ofertas de lenha em tempos determinados, e para com as primícias; lembra-te de mim, Deus meu, para bem.”
1º Principio – Nos Separar; “Santificar”. (Neemias 13:1-3)
Israel era um povo singular e separado; estava no meio das nações, mas não devia ser contaminado por elas. (Nm 23:9; Ex 19:5,6; Dt 32:8-10; 33:28). O mesmo se aplica ao povo de Deus hoje: estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17:11-17). Devemos nos guardar de ter amizades com o mundo (Tg 4:4). Veja o que diz o Salmo 1:1-6. Os escarnecedores fazem pouco das leis de Deus e ridicularizam aquilo que é sagrado. Quando rir das coisas sagradas e desobedecer as leis se torna uma forma de entretenimento, é porque, de fato, as pessoas chegaram ao fundo do poço.
2º Principio – Restaurar o ministério sacerdotal e levítico (Neemias 12:44-47)
Sacerdote – O sacerdote era mediador entre Deus e o povo, oferecendo sacrifícios e orando em seu favor (Ex 28-29; Lv 21; 1 Cr 24). No NT, todos os cristãos são sacerdotes. (1 Pe 2:9; Ap 1:6)
Levita – Os levitas ajudavam os sacerdotes nos serviços do Tabernáculo e, depois, do Templo. (I Crônicas 15:2) – Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.
3º Principio – Entregar nossos dízimos e ofertas (Neemias 13:10-13)
- Muitos vêem o dizimo como uma obrigação, porém o dizimo não deve ser visto como uma obrigação e muito menos deve ser dado por interesse. O dizimo deve ser dado com gratidão sem se pensar em qualquer tipo de retorno da parte de Deus, pois nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.
Sempre que roubamos de Deus, também roubamos de nós mesmos. Ao roubar de Deus, você deixa de obedecer um mandamento; assim, Deus não pode cumprir sua promessa de abençoa-lo. (Dt 28)
Assuma esse desafio. Cumpra esses três principios em sua vida: Se separe, exerça seu ministério sacerdotal e levítico, e seja fiel a Deus com seus dízimos, ofertas e primícias, e veremos se Deus não restaurará todas as areas de sua vida.
Fiquem na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Márcio Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário